Produtos Ergonômicos

 
Treinamentos
Os treinamentos ministrados pela PRODERG são desenvolvidos de acordo com a necessidade do cliente e público alvo, alinhados e atualizados em função das novas tecnologias, pesquisas e conhecimento. São desenvolvidos por especialista em Ergonomia pela Universidade de São Paulo com certificação da ABERGO como Ergonomista Profissional Sênior. Nossos treinamentos podem ser ministrados “in company” ou internamente, oferecendo o que existe de mais atual no mundo ramo da Ergonomia Complexa.

Introdução à Ergonomia

O treinamento de Introdução à Ergonomia tem como objetivo mostrar os pontos iniciais da Ergonomia no Brasil e no mundo, abordando de forma clara os fatores físicos, organizacionais e psíquicos que atuam como pilares da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), capacitando assim profissionais multidisciplinares na identificação das demandas ergonômicas e direcionamento da tratativa para solução das mesmas.

Ergonomia para Pequena e Média empresa

A ergonomia deixa de ser uma necessidade somente para as grandes empresas e passa a ser uma demanda para as pequenas e médias, não somente para atendimento aos requisitos legais (NR-17), mas também como elemento crucial para adequação aos requisitos das ISO’s e solicitações das grandes empresas. Cada vez mais, as grandes empresas estão auditando os seus fornecedores, que em sua maioria impacta diretamente na média e pequena empresa. Uma vez que, o fornecimento pode ser interrompido pelo não atendimento de uma legislação importante e recorrente risco da grande empresa responder pela inadequação de seus fornecedores.

Analise Ergonômica de Acidente de Trabalho

Excesso de tarefas, ritmo de trabalho intenso ou problemas pessoais pode promover à distração do trabalhador e proporcionar um acidente, causando transtorno que muitas vezes podem ser irreversíveis para o trabalhador e danos financeiros a empresa. A Analise Ergonômica de Acidente de Trabalho visa mostrar ao empregador os fatores que influenciam no surgimento do acidente baseando-se nos pilares ergonômicos. No treinamento nosso cliente aprenderá a identificar os pontos falhos, a fim de entender as causas de um acidente de trabalho e a identificação de pontos de melhorias para a prevenção de novos acidentes.

Ergonomia Aplicada e AET

O treinamento que contempla a Analise Ergonômica do Trabalho (AET) e Ergonomia Aplicada tem como objetivo facilitar a visão durante a coleta de dados e elaboração da AET, sendo embasado nos itens legais da NR17 compreensão do manual de aplicação da NR 17, abordando também os pontos de identificação da demanda de trabalho, utilização de ferramentas ergonômicas baseadas na ISO 11228, avaliação e aplicação dos dados antropométricos e abordagem da aplicação da melhorias na empresas através de gerenciamento de comitês ergonômicos.

Treinamento de Introdução à Ergonomia para TST

O treinamento de Introdução de Ergonomia para Técnico de Segurança do Trabalho (TST), tem como objetivo proporcionar aos profissionais maior conhecimento da área de Ergonomia, além dos aspectos de risco primários de segurança como equipamentos de proteção individual, riscos de acidentes, proteção de equipamentos entre outros, de forma com que os técnicos possam identificar os fatores menos perceptíveis envolvidos na ergonomia com foco no entendimento dos tópicos apresentados em uma Analise Ergonômica do Trabalho.

Ergonomia Complexa

A Ergonomia Complexa abrange de forma detalhada todos os fatores que envolve os trabalhadores e seu ambiente de trabalho, tais como a organização do trabalho, demanda, produção, sobrecargas físicas e psíquicos que envolve o trabalhador, aborda os fatores que causam os erros humanos e ou as regulações diárias para a realização do processo (resiliência) e como consequências as patologias psíquicas e físicas. O conhecimento da complexidade da ergonomia favorece o entendimento e a compreensão na realização da Analise Ergonômica do trabalho (AET)

Ferramentas de Análise Ergonômica

Com base na ISO 11228 as ferramentas de analise têm como finalidade de identificar situações da atividade de trabalho que possam causas dano à saúde, podendo ser posturas inadequadas, ritmo de trabalho acelerado entre outros. Nosso treinamento visa apresentar a definição, aplicabilidade, diferenças entre as ferramentas, modo de definição de cada uma a ser utilizada na Analise Ergonômica do Trabalho, de forma pratica.

Projeto Ergonômico

O treinamento de Projeto em Ergonomia tem como objetivo demonstrar de forma clara a importância de criação de projetos com estrutura ergonômica para facilitar o trabalho evitando desgaste dos trabalhadores, abordando conhecimento da estrutura antropométrica da população, fatores como freqüência do trabalho, layout do local, reconhecimento da demanda de projetos a partir da Analise Ergonômica do Trabalho, o treinamento também aborda a importância de projetos ergonômico de concepção para uma boa estruturação do serviço e fatores relacionados à estrutura psíquica do trabalho sendo aplicado com exemplos práticos.

Reintegração e Acessibilidade à empresa

A reintegração de um funcionário ao trabalho é um assunto delicado para as empresas, por não haver conhecimento quanto as necessidade desse trabalhador após lesão, dificultando assim o contato do funcionário com a empresa. Para que haja uma boa reintegração do funcionário a empresa precisa saber realizar recolocação do funcionário em local que não exerça as mesmas atividades anteriores, além de identificar os problemas no posto de trabalho através da AET e consequentemente realizando a adequação do posto garantindo assim que não haja novos afastamentos.

Gestão de Ergonomia

O treinamento de Gestão em Ergonomia tem como objetivo demonstrar o conjunto de ações necessárias para mudar a cultura da empresa e realização das melhorias ergonômicas, sendo abordados os passos para a realização da um comitê ergonômico dentro da empresa, estruturar as medidas no plano de ação e obtenção de resultados, tais como preparação para o comitê, formação do comitê, treinamentos, documentação necessária para eficiência do mesmo, assessoria entre outros fatores, facilitando a obtenção do sucesso nas intervenções ergonômicas.

Treinamento de ISO’s de Ergonomia

A ISO (International Organization for Standardization- Padrão Internacional de Organização) que tem como função elaborar padrões ou normas internacionais de modo a facilitar as relações comerciais entre países, demonstrando assim o padrão de qualidade dos serviços e produtos nas empresas. Atualmente as ISO são utilizadas para complementar as Normas Regulamentadoras (NR) no Brasil. As ISO´s de Ergonomia estão relacionadas a transporte e manuseio de carga, trabalho mental, ferramentas ergonômicas entre outras facilitando assim a compreensão das melhorias a serem realizadas nas empresas.

Aspectos Legais, nova NR 12, auditoria

Com o intutito de avaliar a correspondência entre as medidas planejadas e a implementação das mesmas na empresa as auditorias estão se tornando cada vez mais comuns nas empresas que possuem o objetivo de adquirir as certificações internacionais, mas muitas dessas empresas não possuem o conhecimento técnicos dos itens abordados. Com o conhecimento dos aspectos legais da Ergonomia e dos sistemas a serem auditados o profissional mante-se preparado para as auditorias externas e as internas mantendo assim o processo continuo de melhorias na empresa. Outro fator importante para as empresas são as recomendações contidas na NR12 – Segurança no Trabalho em Maquinas e Equipamentos, que comtempla as medidas de segurança como proteções e espaçamento, onde muitas empresas não se atentam as alterações contidas na mesma, podendo ser auditados e retardando suas certificações.

Treinamento de Resiliência

Segundo a física Resiliência é a capacidade de regeneração de um produto após sofrer uma pressão além de seu limite, esse sistema é abordado na ergonomia a fim de verificar as ações de controle dos trabalhadores usadas para solucionar conflitos que se apresentaram no nível operacional, e como eles organizaram os recursos disponíveis para sua ação/cognição, de modo a manter o funcionamento do sistema. O objetivo de compreender a resiliência é promover a prevenção de medidas tomadas pelas pessoas através controle excessivo das organização que possibilitem o surgimento de patologias e acidentes

Ergonomia x Organização do Trabalho

Muitas empresas não conseguem entender o não cumprimento de suas metas nos prazos determinados, o que causa o aumento do ritmo de trabalho, diminuição ou ausência de pausas, contratação de mão de obra não qualificada, insatisfação dos trabalhadores, surgimento de patologias proporcionando número elevado de afastamento dos trabalhadores e de acidentes no decorrer do processo. Esse processo esta relacionado a falta de conhecimento da Organização do trabalho, causando problemas coletivos, conflitos gerenciais, abuso de autoridade e excesso de poder, causando danos aos trabalhadores e gastos às empresas por haver cada vez adaptação do trabalhador a situação estabelecida sendo possível de penalidades e impossibilitando o crescimento da empresa.

Aspectos Cognitivos x Ergonomia

Durante a execução do trabalho há uma exigência cognitiva elevada, pois os trabalhadores necessitam de atenção, percepção, memória para executar a atividade enfim as estruturas e os processos para perceber, armazenar e recuperar informações. O treinamento de Aspectos cognitivos x Ergonomia tem como objetivo discutir de forma clara os fatores que proporcionam o adoecimento emocional dos trabalhadores, sendo baseado na ISO, com fatores judiciários que impactam na economia da empresa, demonstrando como identificar os fatores que levam os trabalhadores a desenvolverem patologias, tais como pressão de trabalho, falta de clareza no trabalho, falta de oportunidade de se expressar entre outros.

PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), SAT (Seguro Acidente de Trabalho) e FAP (Fator Acidentário de Prevenção)

Atualmente as empresas são responsáveis pela segurança e qualidade de seus funcionários, necessitam apresentar ao Ministério da Previdência Social as condições de trabalho que foram oferecidas a seus trabalhadores assim possibilitando condições saudáveis de vida mesmo após a sua aposentadoria, com isso as empresas se destacam no mercado de trabalho e contribuem para seu crescimento através de diminuição de impostos. Necessário assim o entendimento dos documentos solicitados pelo governo sendo o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) é um único documento os riscos e agentes existentes no ambiente de trabalho e que a atividade exercida durante a vida laboral não causou danos à saúde do trabalhador. O FAP é um importante instrumento das políticas públicas relativas à saúde e segurança no trabalho que afere o desempenho da empresa, dentro da respectiva atividade econômica, relativamente aos acidentes de trabalho ocorridos num determinado período. A SAT (Seguro Acidente de Trabalho) que as empresas pagam para cobrir valores da Previdência em caso de acidentes ou aposentadoria especial.

Ergonomia em Ambientes Hospitalares e Ambulatoriais

A jornada dos profissionais da área da saúde que atuam em hospitais e ambulatórios geralmente são exaustivas devido à sobre carga mental agregados ao esforço físico, podendo proporcionar ao profissional patologias musculoesqueléticas e psíquicas. O surgimento dessas patologias está muitas vezes ligadas a mobiliários inadequados, falta de treinamento, pressão através do ritmo de trabalho juntamente com a responsabilidade do mesmo fazendo com que os profissionais se tornem os pacientes, e sendo induzidos a erros.

Psicodinâmica do trabalho

O treinamento de Psicodinâmica do trabalho tem como objetivo auxiliar nossos clientes a identificar a relação homem- máquina e seu sofrimento mental ligado à relação entre homem e a organização do trabalho, com base normativas priorizando formas de identificação desse sofrimento como sistema de trabalho imposto pelas empresas, ritmo de trabalho, numero de tarefas, relação com a chefia entre outros promovendo o aumento do estresse do cotidiano e tornando-se patologias.


© 2016 Proderg Ergonomia - Todos os direitos reservados - Fone/Fax: (11) 2092-6484

Desenvolvido por: Plena Solução Informática